Músico highlife renomado, KK Fosu convocou a Organização de Direitos Musicais de Gana, GHAMRO, para colocar as coisas em prática para garantir que o futuro dos músicos de Gana esteja garantido. KK Fosu deseja que o GHAMRO seja mais responsável, garantindo que o dinheiro ganho pelos artistas de Gana com sua música seja enviado a eles em todos os momentos.
GHARMO representa o direito dos detentores de direitos autorais de música em Gana e também tem a responsabilidade de coletar royalties para os artistas, mas tem havido várias reclamações de que os artistas nunca são pagos ou não recebem o que ganharam por direito. KK Fosu pede o fim desta alegada inconsistência com os pagamentos.
Falando em uma entrevista com Doctar Cann no programa de entrevistas de entretenimento da Happy FM no sábado de manhã, Showbiz Xtra, KK Fosu disse; “Os músicos estão sofrendo principalmente com os velhos. A maioria dos mais velhos não sabe sobre essas coisas digitais. Tudo o que eles sabem é que irão se registrar em qualquer lugar que lhes seja solicitado e aguardar o recebimento do dinheiro, por isso precisamos ajudá-los. Eu, por exemplo, ainda sou jovem e cheio de energia, então, se eu decidir parar de música agora, ainda posso fazer outros trabalhos, mas os mais velhos não. ”
Usando sua experiência com o GHAMRO como exemplo, KK Fosu confirmou que às vezes recebe pagamentos do GHAMRO, mas de maneira bastante inconsistente.
“Recebi cerca de 1000 cedis recentemente e esse dinheiro é royalties por mais de um ano, não seis meses como eles estão dizendo, porque já se passaram mais de seis meses desde a última vez que recebi”, disse ele.
Falando mais no programa, KK Fosu aconselhou seus colegas músicos highlife a serem versáteis e fazer música que irá agradar ao grande público musical de Gana.
“Não devemos ser unilaterais. Como músico, se você for unilateral, sempre permanecerá no subsolo, especialmente os músicos da highlife ”, disse ele.
“Não faça apenas música. Existem canções comerciais que se tornam sucessos em nenhum momento. Você precisa encontrar a chave para fazer essas canções comerciais. Algumas pessoas lançaram várias músicas, mas ainda não estão fazendo sucesso porque não precisam da chave para fazer aquelas músicas comerciais e essa é a diferença entre o KKD e os outros ”, concluiu o cantor Suudwe.