A versatilidade na indústria musical queniana continuou a aumentar com novos estilos e gêneros sendo bem-vindos. A música da nova geração foi estilizada para se adequar ao gosto e preferência de cada pessoa.
Um fator importante que desenvolveu a música como arte na nova geração é o uso da linguagem vernácula pelos músicos. Este novo estilo de adaptar as músicas a uma língua étnica intensificou-se no ano de 2022. Consequentemente, o período acima mencionado viu a ascensão de artistas vernáculos ao estrelato nacional, ao contrário de antes, quando eram celebrados apenas pela comunidade específica onde vem de.
Aqui estão os cinco principais artistas vernaculares que dominaram as paradas de tendências em 2022:
Samidoh
Samidoh, que foi coroado como o rei da música Mugithi, expandiu sua base de fãs além da comunidade Kikuyu. O cantor usa a língua étnica Kikuyu em suas músicas. Os temas de suas canções, porém, não se limitam ao grupo étnico. Por exemplo, em sua nova música apelidada de 'Nairobi City' Samidoh canta sobre o estilo de vida na capital. O tema é aquele com o qual a maioria das pessoas se relaciona, incluindo aqueles que não são da comunidade Kikuyu.
As atividades musicais do cantor se expandiram além das fronteiras do Quênia. O hitmaker 'Murata Wa Ngai' encenou performances musicais de sucesso nos EUA e em Dubai.
Em 2022, Samidoh lançou 'Nairobi City', que liderou as paradas por várias semanas e ganhou mais de um milhão de visualizações no YouTube.
Príncipe Indah
Prince Indah que vem da Comunidade Luo é popular por seu sucesso na música Ohangla. A música Ohangla vem da Comunidade Luo e tem uma assinatura instrumental distinta. Nos últimos meses, o príncipe Indah ganhou a atenção dos amantes da música em todo o país, graças à sua colaboração com o célebre músico Bahati na música 'Adhiambo'. A música ganhou enorme sucesso e até agora acumulou mais de 15 milhões de visualizações no YouTube. A cantora também colaborou com outras estrelas da música, como Khaligraph Jones.
Prince Indah lançou dois projetos solo no ano de 2022. A primeira música 'Te Amo' foi lançada em janeiro e tem aproximadamente dois milhões de visualizações, a segunda música é 'Girwa Ni' que tem mais de três milhões de visualizações.
Patoto Pa Doce Estrela
O popular músico de Kalenjin, Patoto Pa Sweet Star, dominou as paradas de tendências em 2022, graças à sua música viral 'Kuresoi' com 2nd Junior. A música cujo tema é amor e casamento em uma configuração tradicional africana, conquistou os corações de muitos e até agora ganhou quase meio milhão de visualizações. O cantor de Eldoret tornou-se um dos músicos vernaculares mais procurados da nova geração da música.
Algumas de suas outras músicas principais incluem 'Totio', 'material' e 'Sotet, entre muitas outras.
Shiru Wa GP
A celebrada estrela da música gospel Shiru Wa GP continua a dominar as paradas de tendências da nova geração com suas músicas poderosas. A cantora que canta na língua Kikuyu usa suas canções para ministrar e pregar sobre os ensinamentos cristãos. Ela está na indústria da música há quase uma década.
A cantora lançou duas músicas de sucesso no primeiro semestre de 2022. Ambas as músicas 'Uguurio' e Umuthi' com Sammy K entraram nas paradas de tendências e ganharam mais de meio milhão de visualizações.
Alex Kasau Katombi
O renomado músico de Kamba Alex Kasau Katombi obteve enorme sucesso no primeiro semestre de 2022. Ele lançou cinco músicas, com a maioria delas entrando nas paradas de tendências. Sua consistência o fez manter a relevância e ser capaz de penetrar no marketing musical nacional, estendendo assim sua base de fãs para outras regiões do país.
Entre as músicas que lançou em 2022 estão; 'Mwali', 'Nienjoy', 'Sherehe', 'Círculo' e 'Ki Nyambu'.