Para os artistas, um nome artístico é uma parte essencial de toda a sua identidade. Antes que eles cheguem aos seus ouvidos, alguns públicos irão interagir com seus recursos visuais em primeiro lugar.
Assim, a marca de um artista torna-se um componente vital de sua identidade, que em certos casos amadurece em nomes familiares. Nos últimos anos, alguns artistas nigerianos decidiram mudar seus nomes por vários motivos, incluindo crescimento pessoal e preocupações com direitos autorais. Confira abaixo: -
Beije Daniel para Kizz Daniel
Após uma longa luta legal com sua antiga gravadora, G Worldwide, Kizz Daniel anunciou nas mídias sociais em 23 de maio de 2018, que não iria mais se apresentar sob o nome de Kiss Daniel. Em meio à controvérsia, a gravadora fez uma
reivindicação sem sucesso de propriedade do apelido "Kizz Daniel". Depois de deixar a G-Worldwide, Kizz formou sua própria gravadora, Flyboy inc.
2Face para 2Baba
Em 2016, 2Face mudou seu nome artístico para 2baba após uma passagem de sucesso como membro do Plantashun Boyz e como artista solo. Quando a Wazobia FM o entrevistou sobre sua decisão de mudar de nome, ele explicou que era para parecer mais "adulto". Seus amigos o chamavam de 2Baba há muito tempo, então ele decidiu oficializar a mudança de nome.
Santi para Santino Cruel
Santi, um artista de Alte, disse em 19 de junho de 2020 que mudaria seu nome para Cruel Santino porque não conseguiu obter os direitos autorais do nome Santi. Cruel Santino já se chamava Ozzy B, então esta não é a primeira vez que ele altera seu apelido.
Buju para BNXN
Em 18 de fevereiro de 2022, Buju anunciou uma mudança de nome para BNXN – pronunciado como Benson. Depois de ser confundido com o cantor jamaicano Buju Banton, cujo nome já havia sido registrado, o cantor de afro-fusão mudou de nome. Para evitar medidas legais, sua gestão explicou que o nome Buju dificultou o registro da marca e passou por procedimentos legais específicos. Para BNXN, porém, tem sido fácil, pois o nome foi rapidamente adotado pelos fãs.
Poe para Ladipoe
Devido a questões de direitos autorais, o signatário da Mavins Record, Poe, mudou seu nome para Ladipoe. O CEO da Mavins, Don Jazzy, afirmou que teve que mudar seu nome para Ladipoe em resposta a uma ação de direitos autorais movida contra a gravadora.