Um novo ataque, atribuído aos terroristas, na noite de quinta-feira, 6 de Janeiro, resultou na morte de três pessoas, após a invasão pela segunda vez, em menos de uma semana, à aldeia Mariria, posto administrativo de Muaguide, distrito de Meluco, no centro de Cabo Delgado.
As vítimas foram atingidas por tiros. Fontes locais relataram que as Forças de Defesa e Segurança responderam ao ataque, culminando com o recuo do grupo terrorista, mas parte da população voltou a recorrer aos esconderijos para pernoitar.
No entanto, logo após a chegada das Forças de Defesa e Segurança, a população foi alvo de ameaça por parte dos militares governamentais quando regressava dos esconderijos, alegadamente, porque pertencia ao grupo terrorista.
Enquanto isso, a estrada Unguia-Meluco-sede e que também passa por Muaguide-sede e Mariria continua descartada por carros civis devido aos ataques.
Para sair da vila de Meluco por exemplo, a população recorre ao trecho da estrada de terra batida, que sai da vila até à estrada Pemba-Montepuez.
Mais grave ainda, os deslocados que na última sexta-feira chegaram a pé às aldeias Mitambo e Massassi, que ficam perto do cruzamento de Unguia, também enfrentaram problemas de transporte.
Devido à demanda de transporte, o preço de Mitambo à cidade de Pemba, que antes custava 200 meticais, passou para 300 por passageiro, incluindo crianças.
Fonte: Cartamz