A farinha de trigo, a principal matéria-prima do pão, vai subir de preço este mês, o que poderá encarecer o custo de um dos produtos mais consumidos pelo menos na zona urbana.
De acordo com o comunicado da Companhia Industrial da Matola (CIM), o preço da farinha de trigo irá sofrer um aumento a partir do dia 15 de Janeiro do ano corrente. O novo preço será de 2.000,00 Meticais por saco de 50kg.
A CIM justifica que o agravamento do preço em cerca de 7% se deve a vários factores, entre os quais, o aumento global da matéria-prima em mais de 30%, o reajuste do preço do combustível e da electricidade, bem como outros custos indirectos. No documento, a CIM diz que a sua estratégia é a oferta de produtos de qualidade a preços competitivos, tentando na medida do possível limitar os custos da matéria-prima.
Reagindo ao comunicado, o Presidente da Associação Moçambicana de Panificadores (AMOPÃO), Victor Miguel, explicou que neste momento aguarda a confirmação do Ministério da Indústria e Comércio (MIC) para saber se o preço do pão será também alterado a partir do dia 15 do mês em curso.
“Neste momento, o MIC está a trabalhar com as fábricas de farinha e só depois saberemos se o preço do pão vai subir ao mesmo tempo com o preço da farinha de trigo”, disse Victor Miguel.
Entretanto, em Abril do ano passado, o preço do pão quase foi incrementado, mas valeu a intervenção da Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) junto da AMOPÃO, para que o preço não fosse revisto.
Recorde-se que algumas padarias e pastelarias chegaram a aumentar, entre 1 e 2 Meticais, o actual preço do pão, facto que foi prontamente resolvido pela INAE.
Fonte: Cartamz