O SEGREDO DE AVIATOR EM MOCAMBIQUE

Regra nr1: REGISTE NOVA CONTA AGORA E RECEBI BÔNUS DE BOAS VINDAS DE 500% NO PRIMEIRO DEPÓSITO
NB: Para funcionar tem ser com nova conta

Novidades

Recent Posts Widget

Neste site você pode encontrar assuntos sobre

geico insurance, bancos online, beleza e cuidados , casa e jardim, concessionaria de automóveis, educação on-line, seguros, seguro de tudo, leis, lei, marketing e publicidade, internet e telecomunicações, seguro contra roubo, cotação preço seguro, orçamento seguro, get a quote for car insuranse online, purchase auto insurance online, quote a car, car insurance online, online college application, start online college today, eaarly childhood education degree online

Acessar Xingomana


Os "labirintos" do terrorismo em Cabo Delgado

Os "labirintos" do terrorismo em Cabo Delgado

Os dias passam e os ataques terroristas em Cabo Delgado apresentam diferentes metamorfoses, uma vez que os terroristas se espalharam para diferentes locais, onde não há presença de militares nacionais e estrangeiros. 


O facto é que a população dos distritos de Meluco e Nangade voltou a vivenciar o horror do terrorismo com queima de residências e assassinatos de civis, depois que as Forças Conjuntas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do Ruanda expulsaram os terroristas das suas bases em Macomia, Mocímboa da Praia, Muidumbe, Palma e Quissanga.

Esta situação de fugas e retaliações protagonizada pelos terroristas permitiu que as autoridades militares capturassem nos últimos dias, nas matas de Nangade e Macomia, alguns terroristas com um certo papel relevante no grupo dos mesmos, como Anfai Ceya, Zacarias Sumail, Ayuba Yassine, Selemane Nze, Sufo Maulana, Abudo Anfai, Amade Mohamed Dade e Mwalimu Anli Sualehe, este último apontado como responsável por orientar crianças a desobedecerem aos pais e a seguirem princípios extremistas.

De acordo com fontes militares, todos os capturados foram transferidos para o distrito de Mueda para interrogatórios. As revelações feitas por estes permitiram intensificar as operações das Forças Conjuntas em alguns locais, como é o caso do distrito de Mocímboa da Praia, onde foram vasculhadas mais de 3 mil casas e, por coincidência ou não, foi encontrado equipamento bélico e fardamento militar.

Aliás, o Ministro da Defesa Nacional (MDN), Cristóvão Chume, disse em entrevista aos órgãos de comunicação social que deveria haver cautela no processo de regresso das populações porque é importante que haja clarificação das zonas e com condições criadas. O facto é que os ataques terroristas em Cabo Delgado têm demonstrado que, nos distritos críticos, o processo de regresso não pode ser feito emocionalmente, havendo situações em que os terroristas atacam regiões pouco esperadas, como aconteceu há dias nas redondezas de Mueda e Nangade, acabando por criar problemas de trânsito no troço Negomano – Mueda.

Um outro dado relacionado com o terrorismo em Cabo Delgado tem a ver com o número de militares mortos e terroristas abatidos. A comunicação oficial das autoridades moçambicanas, entre os anos de 2019 até Julho de 2021, sempre apresentou números elevados de terroristas colocados fora de combate, mas o exército ruandês e a força dos países da SADC avançam que, desde que chegaram ao Teatro Operacional Norte (TON), terão sido abatidos cerca de 100 terroristas.

Um outro facto é que alguns populares do distrito de Muidumbe e das redondezas de Mueda estão a encontrar restos mortais de pessoas em fontes de água, havendo vezes em que aparecem corpos em avançado estado de decomposição em rios e cisternas. De referir que o Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou na última quarta-feira (12), em Lilongwe, Malawi, que as Forças Conjuntas capturaram várias bases dos terroristas em Cabo Delgado e que a missão da SADC vai até Abril do presente ano, com possibilidade de ser mais uma vez prorrogada.
Fonte: Cartamz

Subscribe Us

Baixe e reproduza musicas apartir do Soundcloud

DOWNLOAD MP3

BAIXAR MUSICA