2021 foi um ano e tanto para a Indústria Musical Naija. É um ano que viu vários rostos novos serem apresentados, enquanto os veteranos continuam avançando.
Geralmente, foi um ano de seus próprios pontos positivos e esta peça dá uma olhada nos 3 principais eventos que agraciaram a indústria da música Naija em 2021.
prêmio Grammy
Bem, o ano começou em alta e, coincidentemente, terminou em alta no que diz respeito aos prêmios Grammy. Burna Boy começou ganhando a categoria de Melhor Álbum Mundial, estabelecendo um recorde de ser o primeiro cantor nigeriano a ganhar um Grammy com seu próprio projeto. E no final do ano, Wizkid também recebeu uma indicação dupla ao Grammy ao lado de Fela Kuti e Made Kuti, que conquistou uma indicação com seu álbum conjunto.
A Nigéria está devidamente representada no próximo Grammys com projetos que incluíram artistas nigerianos também sendo indicados.
Banimento do Twitter
A infame proibição do Twitter imposta pelo Governo Federal da Nigéria em reação à exclusão de tweets feitos pelo presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, é outro evento importante.
A proibição foi sentida em todo o país, e a Naija Music Industry foi duramente atingida - os músicos usariam a plataforma para popularizar seu trabalho, interagir com os fãs, promover seus negócios corporativos, entre outros.
Essence & Love Nwantiti
Essas duas canções são indiscutivelmente o destaque da Indústria Musical Naija este ano.
'Essence' de WizKid e 'Love Nwantiti' de Ckay se tornou um single global em 2021 - talvez dando a indicação de que Afrobeats é agora um gênero internacionalmente aceitável.
Os dois singles estabeleceram recordes em todo o mundo, inclusive na Billboard - e construindo com seus sucessos, o que os amantes da indústria musical da Naija esperam é ver mais canções no mapa global em 2022.