Se há um ano na música Bongo Fleva que teve muitos e emocionantes eventos, então 2021 pode ser o mais importante. Esse é um ano em que há artistas que quebraram vários recordes, artistas que lançaram ótimos álbuns, inaugurações de gravadoras e muitas outras coisas.
A seguir estão os 10 eventos que abalaram a indústria da música na Tanzânia em 2021:
Diamond Platnumz competirá pelo prêmio BET
Após feroz oposição de ativistas políticos, toda a nação da Tanzânia fechou em 28 de junho deste ano, para descobrir se Diamond Platnumz ganhará o prêmio BET de melhor artista da África. Apesar de perder o prêmio na frente de Burna Boy, o evento atraiu muitos artistas tanzanianos, já que muitos artistas como Jux, Shilole, Zuchu e outros saíram em apoio ao artista.
Identidade Mac Voice
Em setembro, Rayvanny apresentou o primeiro artista de seu selo Next Level Music, chamado Mac Voice. O advento do Mac Voice foi especialmente comentado pela mídia devido ao Mac ser o primeiro artista apresentado por Rayvanny. Isso fez com que o tipo de EP chamado ‘My Voice’ se saísse muito bem.
Lançamento do álbum de Ali Kiba 'Only One King'
‘Only One King’ é um dos álbuns mais aguardados. Dia 6 de outubro, dia do lançamento do álbum, cerca de 1 milhão de pessoas assistiram ao evento no YouTube, com artistas como Ommy Dimpoz, Nandy, AY, Son FA também presentes.
Festival de Boas-vindas de Zuchu
No final de agosto, Zuchu foi capaz de revigorar as ilhas de Zanzibar, onde ele nasceu, com seu festival "Baile de Boas-vindas de Zuchu". O festival foi ainda mais emocionante porque Zuchu foi acompanhado por grandes artistas do continente como Mbosso, Jux, Mr Blue, Gigy Money, Lulu Diva e Dulla Makabila.
Anúncio do presidente Samia sobre royalties para músicos
Em junho deste ano, o presidente Samia anunciou uma resolução para estabelecer um sistema de pagamento aos artistas quando suas músicas forem tocadas no rádio e na TV. O anúncio evocou sentimentos mistos para os músicos, já que muitos deles, como Residents, AY e Son FA, pareciam apoiar o sistema. Alguns artistas, especialmente os jovens, expressam preocupação de que suas danças possam não ter lugar na mídia.
Rayvanny se apresentando no MTV EMA Awards
Em novembro deste ano, Rayvanny estabeleceu um recorde de ser o primeiro artista da Tanzânia e da África em geral a se apresentar no MTV Europe Music Awards, onde cantou a música ‘Mama Tetema’ com um artista de Columbia Maluma.
Hanstone e a saga WCB
Após longos rumores de que o músico Hanstone estava sob a gestão do selo WCB, ele finalmente silenciou os rumores em outubro deste ano, após lançar seu EP ‘Amaizing’ em redes de streaming de música. Imediatamente após o lançamento do EP, muitos fãs questionaram o destino do artista e em 19 de outubro deste ano, Baba Levo, que é um associado próximo de Diamond Platnumz, nos informou que Hanstone decidiu ficar longe de Wasafi porque lhe faltou paciência.
Anjella se junta à gangue Konde
No início deste ano, Harmonize apresentou pela primeira vez a artista feminina Anjella ao seu selo Konde Gang. A notícia ganhou manchete na Tanzânia devido ao tamanho da gravadora no país.
Católica romana bifu e paródia de Nikki
O rapper católico romano decidiu dar um tapa na rapper Nikki Mbishi depois que Nikki Mbishi disse que Roma se tornou famosa depois de ser sequestrada em 2017 com Moni Centrozone. Roma escreveu através de sua conta no Instagram que Nikki Mbishi deveria se concentrar mais em sua música do que na vida de outros artistas.
Festival Nandy
Se há um festival de música que se saiu bem este ano é então o Nandy Festival onde Nandy percorreu diferentes regiões como Mwanza, Arusha, Dodoma e Dar Es Salaam acompanhado por artistas como Billnass, Rosa Ree, Professor Jay e muitos outros.