O SEGREDO DE AVIATOR EM MOCAMBIQUE

Regra nr1: REGISTE NOVA CONTA AGORA E RECEBI BÔNUS DE BOAS VINDAS DE 500% NO PRIMEIRO DEPÓSITO
NB: Para funcionar tem ser com nova conta

Novidades

Recent Posts Widget

Neste site você pode encontrar assuntos sobre

geico insurance, bancos online, beleza e cuidados , casa e jardim, concessionaria de automóveis, educação on-line, seguros, seguro de tudo, leis, lei, marketing e publicidade, internet e telecomunicações, seguro contra roubo, cotação preço seguro, orçamento seguro, get a quote for car insuranse online, purchase auto insurance online, quote a car, car insurance online, online college application, start online college today, eaarly childhood education degree online

Acessar Xingomana


Regadio de Munda-Munda na Zambézia está intacto, uma semana depois da passagem da tempestade tropical ANA

Regadio de Munda-Munda na Zambézia está intacto, uma semana depois da passagem da tempestade tropical ANA

O facto prova que o regadio é resiliente às mudanças climáticas, sobretudo cheias e inundações, segundo constatou uma equipa do Instituto Nacional de irrigação (INIR), que na passada segunda-feira (31 de Janeiro) esteve no local para fazer a avaliação preliminar dos danos causados pela tempestade. 


O regadio custou cerca de 3 milhões e oitocentos milhões de dólares, financiamento do governo moçambicano e do Banco Mundial.

Na sequência da passagem da tempestade, ocorrida nos dias 24 e 25 de Janeiro, o Regadio de Munda-Munda, no posto administrativo de Nante, distrito de Maganja da Costa, província da Zambézia, esteve totalmente submerso com águas que atingiram cerca de 9 metros de altura.

A equipa apurou que as infra-estruturas do regadio, designadamente, o canal principal e as comportas de rega e a casa de comando das bombas estão intactos. Estão igualmente intactos os canais secundários e terciários. No entanto, só com a descida total das águas, será possível ter uma ideia completa e detalhada sobre a eventual extensão dos danos. 

De acordo com os peritos, contribuiu para o bom desempenho da estrutura, o cumprimento do projecto optimizado, principalmente, na vertente topográfica e os critérios de qualidade exigidos, com as demais optimizações necessárias sugeridas e implementadas em total parceria entre o Empreiteiro - Conduril, a Fiscalização - CONSULTEC e o Dono de Obra – MADER/INIR. 

As principais optimizações do projecto dizem respeito à estação de bombagem em que se optou por um sistema de bombagem totalmente submersível, em detrimento de um sistema com bomba de motor não submersível. Esta solução foi a melhor para o projecto, dado que não sofreu, praticamente, qualquer dano com a passagem da tempestade ANA. 

Em relação à casa dos comandos da bomba foi adoptada uma estrutura totalmente em betão armado (lajes de pavimento, paredes, cobertura e muros) e com um design que impediu a entrada de água, tendo conseguido proteger o sistema eléctrico dos comandos da bomba.

A tempestade tropical ANA danificou na Zambézia pontes, estradas, escolas e unidades sanitárias e receava-se que tivesse destruído o regadio de Munda-Munda, tendo em conta que estava completamente submerso.

O chefe do posto administrativo de Nante, Pedro Catangala, disse à Rádio Moçambique: “temíamos que o regadio de Munda-Munda, recém-construído, estivesse destruído, mas, como estamos a ver, a estrutura de betão está intacta. Significa que o empreiteiro conseguiu cumprir os padrões exigidos”.

O regadio de Munda-Munda, com uma área infra-estruturada de 400 hectares, devia ter sido entregue no passado sábado à gestão dos agricultores locais depois da sua construção. No entanto, a tempestade tropical ANA adiou os planos.

Ainda assim, o coordenador do projecto IRRIGA na Zambézia, Paulo Brito, diz que a infra-estrutura provou que é resiliente às mudanças climáticas. “Neste momento, o canal principal está todo ele intacto, maior parte dos canais secundários também estão intactos, as infra-estruturas de distribuição como bico de pato estão todas intactas, as comportas estão a funcionar no seu normal”, disse Paulo Brito.

Refira-se que o regadio de Munda-Munda irá beneficiar oitocentas e vinte cinco famílias. Com a entrada em funcionamento do empreendimento, espera-se elevar os níveis de produção de arroz, de uma tonelada para dez toneladas por hectare.

No passado, o posto administrativo de Nante foi uma referência na produção de arroz. Recorde-se que o regadio de Munda-Munda foi duramente afectado pelas cheias e inundações em 2015.

No âmbito do Programa Sustenta, o governo entregou em Outubro do ano passado mais 16 tractores de um total de 75, disponíveis para esta campanha. Na altura, o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, fez saber que o governo concebeu o projecto de reconstrução de infra-estruturas de irrigação, que incluem a drenagem e controlo de inundações, cobrindo um total de três mil hectares de produção agrícola na planície do rio Munda-Munda.

Esta acção do governo no domínio de regadios integra a reabilitação de doze mil hectares nas províncias de Gaza, Manica, Sofala, Zambézia e, igualmente, a facilitação de kits de produção para mais de 50 mil pequenos produtores.
Fonte: Cartamz

Subscribe Us

Baixe e reproduza musicas apartir do Soundcloud

DOWNLOAD MP3

BAIXAR MUSICA