A Ilha de Matemo, pertencente ao distrito do Ibo, província de Cabo Delgado, voltou a ser alvo de ataques terroristas. Na passada terça-feira, 01 de Fevereiro, a paradisíaca Ilha do Arquipélago das Quirimbas foi atacada por um grupo de insurgentes, tendo resultado na morte de duas pessoas, por sinal marinheiros.
De acordo com fontes locais, para além de matar os dois marinheiros, o grupo queimou casas, vandalizou o centro de saúde local, roubou medicamentos e produtos alimentares e apoderou-se de seis embarcações a motor de casco de madeira.
Refira-se que a Ilha de Matemo é um dos pontos de desembarque e embarque de deslocados. Neste momento, de acordo com as fontes, a Ilha conta com mais de 8.500 deslocados que, na sua maioria, não têm familiares na cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, ou que não dispõem de dinheiro para seguir até à terceira maior baía do mundo.
Enquanto isso…
No distrito de Nangade, foram encontrados quatro corpos, todos de indivíduos do sexo masculino, em avançado estado de decomposição. Um dos corpos é de um menor, de aparentemente 10 anos de idade. Os corpos foram encontrados nas aldeias de Ngalonga (dois) e Unidade (dois) e as fontes acreditam que sejam resultado dos ataques terroristas ocorridos na última semana.
As fontes acreditam ainda haver corpos espalhados naquelas aldeias, pois, há dezenas de pessoas que ainda estão desaparecidas.
Fonte: Cartamz