As autoridades de saúde do Malawi declararam um surto de poliovírus selvagem tipo 1 depois que um caso foi detectado numa menina de três anos na capital Lilongwe. Este é o primeiro caso em África em mais de cinco anos. O continente africano foi declarado livre da pólio selvagem indígena em Agosto de 2020. Isso ocorreu depois de eliminar todas as formas de pólio selvagem da região. A análise laboratorial mostra que a cepa detectada no Malawi está ligada a que circula na província de Sindh, no Paquistão.
As autoridades do Malawi estão agora trabalhando para conter qualquer possível propagação,
aumentando a imunização. Malawi faz fronteira com Moçambique, através das províncias do Niassa, Zambézia e Teté. A pólio continua endémica no Afeganistão e no Paquistão. O caso foi confirmado após a realização de testes em amostras da criança infectada que sofria de paralisia, de acordo com a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio.
A pólio geralmente afecta crianças menores de cinco anos, às vezes levando à paralisia irreversível ou às vezes à morte quando os músculos respiratórios são afectados. Há 25 anos, milhares de crianças em África ficaram paralisadas pelo vírus. Mas após uma campanha de vacinação em massa em todo o continente, 95% da população foi imunizada. No entanto, não está claro quando e como o novo caso no Malawi aconteceu, mas está ligado ao encontrado no Paquistão.
Como um caso importado do Paquistão, essa detecção não afecta o status de certificação livre de poliovírus selvagem da região africana. “Enquanto a pólio selvagem existir em qualquer lugar do mundo, todos os países permanecem em risco de importação do vírus”, disse a Doutora Matshidiso Moeti, Directora Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África.
“Após a detecção da poliomielite selvagem no Malawi, estamos tomando medidas urgentes para evitar sua potencial disseminação...”
A poliomielite selvagem é apanhada no ambiente, mas existe outro tipo de poliomielite ligada à vacina oral que é igualmente preocupante. O último caso do vírus selvagem da pólio na África foi identificado no norte da Nigéria em 2016. Globalmente, houve apenas cinco casos em 2021, de acordo com o Dr. Modjirom Ndoutabe, Coordenador da Pólio no Escritório Regional da OMS para a África.
Fonte: Cartamz