Em visita de três dias a Bruxelas para encontros com dirigentes da União Europeia (UE), entre segunda (07.02) e quarta-feira, o chefe de Estado moçambicano reuniu-se com o vice-presidente executivo Frans Timmermans e com os comissários europeus das Parcerias Internacionais e da Gestão de Crises, tendo de todos escutado garantias do apoio da UE a Moçambique.
Após receber Nyusi, o vice-presidente Timmermans, que tem o pelouro do Pacto Ecológico Europeu, garantiu que a UE vai intensificar a cooperação com Moçambique no domínio da poluição e gestão da água, para apoiar as capacidades do país para fazer face às alterações climáticas, que, assinalou, já têm feito sentir o seu impacto.
"Boa reunião hoje com o Presidente Filipe Nyusi sobre a adaptação e o caminho para COP27. Com tempestades como Idai e Ana já a causar grandes perdas e danos, vamos intensificar a nossa cooperação em matéria de poluição e gestão da água para apoiar a resiliência de Moçambique às alterações climáticas", escreveu na sua conta oficial na rede social Twitter.
Fonte: DW