A Apple marca "xrOS" como o novo nome para o seu sistema operativo de auriculares XR
Analistas esperam que a Apple lance seu primeiro fone de ouvido de realidade mistaem 2023. A empresa teria criado um novo nome para a plataforma - "xrOS" em vez de "realityOS" ou "rOS" - que Mark Gurman, da Bloomberg, vê como um sinal de que o lançamento está próximo.
"XR" significa eXtended Reality, um termo aplicado a fones de ouvido que são capazes de VR (Realidade Virtual) e AR (Realidade Aumentada). A RV cria um ambiente totalmente CGI, enquanto a RA sobrepõe dados e imagens sobre o mundo real. Fones de ouvido como o Meta Quest 2 fazem VR com uma pitada de AR, o novo Quest Proé melhor em AR, os gostos do HoloLens da Microsoft e do Glass do Google são focados em AR.
Outros grandes players incluem Valve e HTC, bem como a Sony, que já está recebendo pré-encomendas para oPSVR2. Este será o primeiro novo segmento de mercado para a Apple desde a introdução do Apple Watch em 2015. Não foi o primeiro smartwatch de longe, mas cresceu para ser um enorme sucesso - o último relatório do 4º trimestre, a divisão de Wearables, Casa e Acessórios trouxeram mais vendas líquidas do que o iPad e não estava longe do Mac.
Pedido de marca registrada para ''xrOS'' pela Deep Dive LLC, uma empresa de fachada suspeita de propriedade da Apple Pedido de marca registrada para "xrOS" pela Deep Dive LLC, uma empresa de fachada suspeita de propriedade da Apple
Gurman relata que o fone de ouvido terá sua própria loja de aplicativos e sua própria versão dos principais aplicativos da Apple, coisas como Mensagens e Mapas. E haverá ferramentas para colaboração em VR, bem como uma versão VR do FaceTime. Isso soa como se a Apple quisesse encarar o Metaverso de Zuckerberg de frente.
A Apple já tem experiência no campo da RA por meio de seus iPhones e iPads equipados com LiDAR, que podem obter uma varredura 3D de seus ambientes e inserir objetos virtuais nele. Os primeiros relatórios afirmaram que o fone de ouvido XR também usará o LiDAR.
Quanto ao nome do fone de ouvido, há alguns meses a Appleregistrou a marca registrada Reality One e RealityPro. Não está claro se os nomes mudarão ao lado da nova marca do sistema operacional, há também a possibilidade de que a Apple volte ao "realityOS" para a plataforma de software.