Presidente Ramaphosa Perde Noroeste Para Mkhize, Mas Ainda Ganha Segundo Mandato Como Líder Do ANC
O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa teve uma luta por sua vida política na 55ª conferência eletiva do ANC no fim de semana, com Zweli Mkhize como seu maior rival na batalha pelo Noroeste.
A área é uma base de apoio de Ramaphosa, mas mudou de lado ao longo da linha, escolhendo o rival mais próximo do presidente, Mkhize, que também é apoiado por KwaZulu-Natal, como o homem para eles.
Dada a falta de apoio, o presidente Ramaphosa acabou perdendo os votos do Noroeste. Normalmente, isso teria sido motivo de tristeza. Mas, de certa forma, o presidente não tem muito com o que se preocupar.
Ele pode ter perdido uma área com um saco de votos impressionante, mas então, ele finalmente derrotou seu rival para conquistar um segundo mandato como líder do ANC.
Na política, o último conta ainda mais do que as vitórias laterais. Quem vence em última instância é assumido vitorioso e também, em última análise, tem a última gargalhada. E esse é o presidente Cyril Ramaphosa.
A vitória irritará especialmente aqueles que têm defendido sua renúncia ou expulsão após o escândalo da Phala Phala Farm. Milhões em moeda estrangeira teriam desaparecido em um assalto na instalação em 2020 e o presidente não conseguiu, de acordo com o ex-chefe de polícia Arthur Fraser, informar a polícia, que