O iPhone SE está morto
A Apple atualiza seu smartphone mais barato a cada dois anos e, como houve um lançamento do iPhone SE em 2022, o próximo estava programado para 2024. Hoje, um relatório do respeitável analista de todas as coisas Apple Ming-Chi Kuo nos faz pensar que o experimento SE acabou.
De acordo com Kuo, a Apple instruiu seus parceiros da cadeia de suprimentos que os planos de produção e envio para o iPhone SE 2024 foram cancelados, e não apenas adiados. Estranhamente, essa decisão tem reverberações que atingem o chip de banda base interno da Apple, que continua "ao virar da esquina" em rumores, embora esteja seguramente mantendo essa posição há anos.
O chip de banda base deveria ser adotado pelo próximo iPhone SE primeiro. A Apple queria usar esse dispositivo como uma espécie de cobaia - se as coisas derem errado, pelo menos elas acontecem no smartphone mais barato que vende, não em um dos modelos mais lucrativos. Se tudo corresse bem, então o chip poderia ter encontrado o seu caminho para a série iPhone 16 mais tarde em 2024.
Agora, porém, com o cancelamento do iPhone SE de 2024, permanecem preocupações sobre se o desempenho do chip de banda base da própria Apple estará a par com o que as ofertas da Qualcomm podem reunir. E por causa dessas preocupações, as chances de a Qualcomm fornecer chips de banda base para a geração do iPhone 16 aumentaram significativamente. Isso iria contra o "consenso de mercado" até agora, que tem sido que a Qualcomm começará a perder pedidos de iPhone em 2024.
Com esse desenvolvimento, a Qualcomm ainda forneceria a Apple até pelo menos 2025. Assim, espera-se que continue a dominar o mercado global de chips de banda base móvel high-end este ano e no próximo, levando a margens de lucro muito maiores do que seus (poucos) concorrentes.