Tribunal De Botsuana Emite Mandado De Prisão Para O Ex-Presidente Ian Khama
Para um ex-presidente, nada pode ser tão embaraçoso quanto ser declarado procurado e um mandado de prisão emitido para eles. Mas esse é o destino com o qual o ex-presidente de Botsuana, Ian Khama, está lutando agora.
Um tribunal de Botsuana emitiu um mandado de prisão contra o ex-presidente por posse ilegal de armas de fogo. De acordo com o tribunal, o ex-presidente deveria ser preso à vista.
O único problema com esse julgamento no momento é que Khama não está em Botsuana, mas na vizinha África do Sul, e ele não pode simplesmente ser preso sem que o governo de ambos os países chegue a um acordo sobre isso.
Em meio ao pedido de sua prisão, o ex-presidente está convencido de que é inocente e está apenas sendo caçado às bruxas depois que se desentendeu com seu sucessor e atual presidente do país, Mokgweetsi Masisi.
Desde que deixou o poder, Khama teve cerca de 14 acusações lançadas em seu caminho, incluindo lavagem de dinheiro e manipulação de propriedades roubadas. No entanto, o mandado de prisão expedido foi por posse ilegal de arma de fogo.
Khama não só negou as alegações de posse de armas contra ele, mas também observou que ele gostaria de receber uma ordem de extradição, pois lhe daria a chance de expor as mentiras contra ele no tribunal.