Nomcebo Zikode Levará Open Mic Ao Tribunal Após Single Ilegal Indicado Ao Grammy, "Bayethe" Takedown
No mais recente desenvolvimento da campanha em curso da Open Mic Production para controlar Nomcebo Zikode, a gravadora recentemente derrubou ilegalmente o single "Bayethe" de Nomcebo, Zakes Bantwini e Wouter Kellerman no Spotify no mesmo dia em que foi anunciado que havia alcançado o feito espetacular de ser indicado a um prêmio Grammy.
Documentos judiciais, que estão anexados a este e-mail, indicam que esta remoção foi o resultado da Open Mic, através de seus advogados MM, escrevendo ao Spotify que a gravação infringe sua propriedade intelectual. Mas Nomcebo alega que a Open Mic não detém direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual sobre a música.
Como resultado dessa derrubada ilegal, Nomcebo deve levar o Open Mic ao Supremo Tribunal da África do Sul na tarde de quarta-feira. Os documentos judiciais anexados revelam as alegações da Nomcebo de que "a notificação de remoção e a conduta do demandado, conforme estabelecido abaixo, constituem: uma falsidade prejudicial, uma interferência ilegal e intencional nos meus direitos contratuais e/ou de propriedade e no segundo requerente e na concorrência ilegal".
Nomcebo acrescentou ainda: "Como resultado da gravação ser removida do Spotify e, potencialmente, de outras plataformas das quais eu desconheço, o segundo requerente e eu sofremos e sofremos mais danos, cuja extensão será difícil, se não impossível, de quantificar. Além disso, tenho uma apreensão razoável de que o pedido de remoção, juntamente com outros pedidos de remoção dos quais desconheço, ou que o demandado ainda possa emitir, possa ter uma influência no Grammy para o qual fui nomeado." Ela pediu ao tribunal que o Open Mic seja ordenado a aconselhar o Spotify a restabelecer a música "dentro de 24 horas após a concessão do alívio provisório".
Foi relatado, e novamente declarado nos documentos do tribunal, que a Open Mic não pagou a Nomcebo nenhum royalties por suas contribuições para o single de sucesso global, "Jerusalema". Ela não recebeu um centavo por "Jerusalema", que é a melhor música africana de todos os tempos. Por alguma razão, o Open Mic decidiu excluir Nomcebo de participar de seus ganhos legítimos do sucesso da canção. E agora Nomcebo está lutando.