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Como analisar seus concorrentes de SEO e encontrar oportunidades

Como analisar seus concorrentes de SEO e encontrar oportunidades

Saiba como analisar seus concorrentes pode ajudá-lo a descobrir palavras-chave em potencial, encontrar oportunidades de criação de links e criar perfis de persona.

Compreender seus concorrentes pode fornecer insights táticos para ajudá-lo a descobrir oportunidades.

Antes de competir, os atletas passam muitas horas entendendo as fraquezas para explorar e encontrar possíveis lacunas no campo de jogo.

Seu marketing digital deve vir com o mesmo nível de insight e análise.

Identificar e analisar seus concorrentes pode ajudá-lo a criar uma lista forte de palavras-chave em potencial, encontrar oportunidades de criação de links e criar seus perfis de persona.

Iniciando sua análise de concorrentes

Ao montar uma análise de concorrentes, é importante certificar-se de que sua análise lhe diga: 

  • O que um concorrente está fazendo.
  • Como eles estão fazendo isso.
  • Em quais fatores eles são mais excelentes em sua estratégia de SEO.
  • Quais são suas lacunas.
Usando essas informações, é possível criar estratégias em escala que ajudarão você a superar seus concorrentes e obter classificações mais altas.

O primeiro passo é avaliar a imagem maior de seus concorrentes. Você pode começar usando o Google e digitando as principais palavras-chave para ver quais sites aparecem nos rankings.

Em seguida, você pode usar ferramentas para ajudá-lo a detalhar seu processo de análise de concorrentes.

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Consulte os termos.

Identifique seus concorrentes

Você pode usar o Semrush para fornecer um ponto de partida para identificar seus concorrentes.

No relatório de Pesquisa Orgânica , clique na guia Concorrentes .


Você pode usar isso como ponto de partida para descobrir quem são seus principais concorrentes.

Alguns dos pontos de dados que podem ajudá-lo nesta pesquisa são:

  • Nível de Concorrência : Análise do número de palavras-chave de cada domínio e do número de palavras-chave comuns dos domínios. Quanto mais palavras-chave o domínio tiver em comum, maior a probabilidade de elas competirem umas com as outras. 
  • Palavras- chave comuns : quantas palavras-chave os domínios têm em comum.
  • Palavras- chave SE : quantas palavras-chave totais cada site está classificando.
  • Tráfego : tráfego orgânico estimado.
  • Custo : custo de tráfego com base em dados de CPC e volume estimado.
  • Palavras- chave pagas : quantas palavras-chave estão sendo pagas pelo Google Ads.

Análise de perfil de backlink

Tendo identificado uma lista de concorrentes, o próximo passo é analisar seu perfil de backlinks.

  • Quantos links de referência exclusivos eles têm apontando para eles?
  • Qual é a qualidade desses links?
  • Qual é a velocidade do link dos links que eles adquiriram?  
  • Compreender os perfis de links deles ajudará você a determinar quantos backlinks você precisa adquirir antes de poder competir por palavras-chave específicas.

Analise os backlinks do seu site

No Semrush, vá para Backlink Analytics e digite seu domínio raiz. Você também pode adicionar até quatro concorrentes para ver as métricas de backlink lado a lado.


A visão geral lhe dará uma ideia de como seu perfil de backlink se parece em comparação com outros que competem para classificar as mesmas palavras-chave.  

Preste muita atenção ao número de domínios de referência que você e seus concorrentes têm. Para detalhar, clique em Domínios de Referência na parte superior do relatório e classifique a lista por Pontuação de Autoridade .  


Se o seu site tiver muitos domínios de referência, todos com baixa pontuação de autoridade , seu site pode não ter poder suficiente para se classificar em relação aos concorrentes com links de entrada de melhor qualidade.

Os diferentes relatórios do recurso Backlink Analytics no Semrush permitirão que você saiba o número total e os tipos de backlinks, se a maioria é seguida ou não seguida, e quais são os tipos de links. Analisar o texto âncora também o ajudará a descobrir se o trabalho de criação de links foi feito e se esses links incluem palavras-chave no texto âncora.  

Seus dados de análise de backlinks o ajudarão em pesquisas futuras, pois o ajudarão a selecionar palavras-chave para as quais você pode classificar de forma realista.

Se, por exemplo, seu site tiver uma pontuação de autoridade de 25, mas seus concorrentes em média uma pontuação de autoridade de 45, você provavelmente não os superará em termos de raiz. Você teria que pesquisar palavras-chave com menos volume e onde as páginas de classificação têm uma pontuação de autoridade menor . 

Dados de palavras-chave e decisões de conteúdo devem estar intimamente interligados com sua análise de backlinks, pois permitirá que você selecione palavras-chave de “frutas fáceis” e metas de classificação realistas.

Análise de tráfego

A ferramenta Semrush Traffic Analytics fornece estimativas de tráfego para concorrentes. Enquanto o Google Analytics mostra o desempenho do seu site, a análise de tráfego pode fornecer dados de tráfego estimados para seus concorrentes.   


De relance, você pode comparar como seus concorrentes se comparam quando se trata de:

  • Visitas
  • Visitantes únicos
  • Páginas / visita
  • Duração média da visita
  • Taxa de rejeição
Além disso, você pode ver as tendências ao longo do tempo para cada uma dessas categorias. Você verá se os concorrentes perderam tráfego recentemente ou fizeram um progresso dramático durante um período específico.

Há uma infinidade de outros pontos de dados e relatórios que podem ajudá-lo a aprofundar sua compreensão de seus concorrentes, como páginas principais, fontes de tráfego e jornadas de tráfego.

Pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é uma das habilidades mais antigas e menos valorizadas em SEO. Escolher as palavras-chave certas pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso em SEO.

A pesquisa de palavras-chave não é sexy, mas é um trabalho fundamental e necessário para ser feito corretamente. Vamos passar por um processo passo a passo para a pesquisa de palavras-chave.

Pense em termos de “conjuntos de palavras-chave”

Idealmente, você deve agrupar suas palavras-chave em conjuntos de palavras-chave. Comece com uma “palavra-chave semente” e, em seguida, procure variantes de cauda longa dessa palavra-chave.

Por exemplo, se sua palavra-chave principal for “Leilão de Imóveis”, alguns dos conjuntos que você pode usar incluem:


Em seguida, você pode mudar para outro conjunto de palavras-chave e também obter variantes para esse termo.  

Exemplos de outros conjuntos de sementes incluem:

  • Leilões de encerramento online
  • Leilões domésticos
  • Leilões de imóveis online
Depois de colocá-los em prática, você pode se aprofundar cada vez mais usando palavras-chave secundárias, perguntas e outras variantes.

Procure palavras-chave de cauda longa

Você pode usar a ferramenta Keyword Magic da Semrush para obter esses conjuntos de sementes. Digite os conjuntos de sementes que você descobriu e o Semrush fornecerá uma lista de possíveis palavras-chave.


Você pode agrupá-los usando os tipos de correspondência:


Ao encontrar palavras-chave que você gostaria de classificar e acompanhar, use a marca de seleção e adicione-as à sua lista “Gerenciador de palavras-chave”.


Avalie o nível de competição

Em seguida, você precisa avaliar a viabilidade de classificação para as palavras-chave escolhidas. A classificação das palavras-chave iniciais pode ser seu objetivo final, mas você precisa selecionar palavras-chave para as quais possa classificar de forma realista com base na pontuação de autoridade atual do seu site. Se você escolher palavras-chave muito competitivas, nunca verá resultados positivos para seus esforços de SEO. 

A maioria das ferramentas de pesquisa de palavras-chave usa uma métrica para Dificuldade de palavras-chave. Você vai querer identificar palavras-chave com bom volume, mas baixo KD. O nível desse nível varia de acordo com a idade, estrutura, perfil de backlinks do seu site e muito mais.


Encontrar lacunas de palavras-chave

Você pode expandir sua lista de palavras-chave fazendo uma análise de lacunas de palavras-chave. Pode haver palavras-chave que você nunca pensou sobre as quais os concorrentes estão classificando.

Para realizar a análise de lacunas de palavras-chave, acesse o relatório de lacunas de palavras-chave, digite os principais concorrentes na barra superior e clique em comparar:


Há uma lista de palavras-chave para as quais você e seus concorrentes estão ranqueando na tabela abaixo. Você verá quais palavras-chave são compartilhadas entre todos os concorrentes, para quais eles estão classificando, mas seu site não está, para quais palavras-chave você classifica, mas não no topo e muito mais.

Revise essas palavras-chave e, se houver palavras-chave que pareçam relevantes, você poderá adicioná-las à sua lista de gerenciadores de palavras-chave.


Compile sua lista final de palavras-chave

A etapa final é coletar todos os dados de palavras-chave no Gerenciador de palavras-chave. Você pode segmentar suas listas ou criar uma lista grande com todas as suas palavras-chave.

Ao adicionar palavras-chave da pesquisa mágica de palavras-chave, análise de lacunas de palavras-chave, pesquisa de concorrentes e avaliação de linha de base, você terá uma lista abrangente de palavras-chave com as quais trabalhar.  


Certifique-se de clicar em “Atualizar Métricas” para obter dados atuais e precisos sobre o volume, competitividade e Dificuldade de palavras-chave de cada um dos termos da sua lista.

Usando dados de concorrentes para elaborar sua estratégia
Nesse estágio, você terá uma compreensão abrangente de quem está enfrentando nas SERPs. Você saberá quais concorrentes têm os perfis de links mais fortes, quais palavras-chave você pode segmentar e terá vários pontos de dados sobre oportunidades potenciais que seus concorrentes ignoraram.

Os dados que você acumulou podem ajudá-lo a criar sua lista final de palavras-chave alvo e prepará-lo para a próxima etapa, que inclui entender seu público-alvo e criar perf is de persona.

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