Para os outros da lista, podemos dizer que eles não foram dados em nenhuma ordem particular. Agora junte-se a nós para conhecer os 10 políticos sul-africanos mais poderosos.
1. Cirilo Ramaphosa
Ele é o atual presidente da África do Sul e, sem dúvida, o homem mais poderoso do país. Seu fato de estar no comando de todo o país faz dele o homem mais poderoso de lá.
Um ex-mineiro e sindicalista (ele foi uma vez secretário-geral do Sindicato Nacional dos Mineiros NUM)), Cyril Ramaphosa assumiu o lugar de Jacob Zuma, que afundou na tempestade de alegações de corrupção contra ele /
Curiosamente, anos depois, o próprio Cyril Ramaphosa enfrentaria alegações de corrupção. Um assalto ocorreu em sua fazenda Phala Phala e milhões em moeda estrangeira teriam sido roubados, mas ele não denunciou o roubo às autoridades policiais.
Seu ex-chefe de polícia Arthur Fraser explodiu a tampa do assalto com imagens de CCTV para apoiá-lo. Ele acusou Ramaphosa de lavagem de dinheiro, corrupção e outros. Embora os sul-africanos tenham saído às ruas pedindo a renúncia do presidente, ele conseguiu resistir à tempestade e continuar em seu lugar como presidente da Nação Arco-Íris. Atualmente, ele está em busca de um segundo mandato.
2. Júlio Malema
Ele pode ser jovem, mas Julius Malema já tem um exército de legalistas ao seu redor como líder do controverso coletivo chamado Economic Freedom Fighters (EFF).
Este partido distingue-se pelas suas roupas vermelhas e bala vermelha – aparentemente um símbolo de revolução e afastamento do status quo.
Nascido em 1981, Julius Malema não tem ideia de quem é seu pai, e outros vários homens surgiram em toda a África do Sul alegando ser seu pai, mas ele não aceitou nenhum deles. Ele acredita que agora eles estão tentando usá-lo como benefícios de aposentadoria agora que ele é rico e realizado – as mesmas pessoas que nunca apareceram quando ele estava crescendo.
3. Jacó Zuma
Ele é o ex-presidente da África do Sul que perdeu seu cargo como resultado da tempestade de alegações de corrupção contra ele e alegações de que ele facilitou a captura do Estado sul-africano pela família Gupta.
Embora esteja sob investigação desde que deixou o cargo, Zuma continua sendo uma força poderosa e importante na política sul-africana. Atualmente, ele está promovendo um processo privado contra um legalista de Ramaphosa. O apelo para que ele abandone o caso ainda não rendeu nenhum fruto.
4. David Mabuza
Ele é o vice-presidente da África do Sul e facilmente um dos políticos mais poderosos do país em virtude de sua posição. Se a presença atual deve ser impedida ou sair do plano de material de repente. Mabuza está automaticamente na fila para sucedê-lo - e correspondentemente se tornar o homem mais poderoso da Nação Arco-Íris.
Recentemente, ele manifestou seu interesse em renunciar ao cargo de vice-presidente. Até que isso aconteça, ele continua sendo um dos políticos mais poderosos da Nação Arco-Íris.
5. Helen Zille
Otta Helene Maree, conhecida simplesmente como Helen Zille, é outra poderosa política sul-africana que merece um lugar nesta lista. Jornalista e ativista, Helen Zille se destaca como uma das líderes do principal partido de oposição da África do Sul, a Aliança Democrática. Ela já havia servido como primeira-ministra da Cidade do Cabo.
6. Pravin Gordhan
Ele pode não ser mais tão visível quanto era durante a era Jacob Zuma, mas Pravin Gordhan continua sendo um dos políticos mais poderosos da África do Sul. Um ex-ativista anti-apartheid, Pravin Gordhan já serviu como ministro das Finanças, onde administrou a receita da Soity Africa.
Ele pode não ter mais essa posição, mas continua sendo uma força política poderosa, no entanto.
7. Mondli Gungubele
Como Ministro da Segurança do Estado na África do Sul, Mondli Gungubele é também um dos políticos mais poderosos do país. Seu papel é singularmente importante, pois diz respeito à segurança nacional e lhe dá acesso a inteligência crucial no país como um todo e até mesmo externamente também. Isso se traduz em poder.
8. Gwede Mantashe
Ele serviu no governo de Jacob Zuma e atualmente está servindo como parte da presidência de Cyril Ramaphosa. Como ministro, ele é conhecido como um dos leais ao atual presidente. Mas há mais em ser ministro, já que ele também é um dos sete principais executivos do Congresso Nacional Africano (ANC).
Mantashe tem sido vocal sobre a crise energética da África do Sul e foi fundamental para a renúncia do CEO da Eskom, Andre de Ruyter.
9. Paulo Mashatile
Paul Mashatile é outro poderoso político sul-africano que merece um lugar aqui. Ele foi recentemente eleito vice-presidente do Congresso Nacional Africano. No caso da saída de David Mabuza como vice-presidente de Cyril Ramaphosa, muitos especialistas o veem como o próximo homem a assumir.
Ele é conhecido por fazer parte da "Máfia Alex" – um coletivo que se diz exercer enorme influência em Alexandria e além. Ele já serviu como vice-ministro sob o ex-presidente Jacob Zuma.
10. João Steenhuisen
John Steenhuisen é o líder do principal partido de oposição da África do Sul, a Aliança Democrática (DA). O coletivo tem estado na vanguarda da objeção ao derramamento de carga e à forma como a Eskom, a concessionária de energia do país, é administrada.
Nascido em 1976, John Steenhuisen destaca-se pela forma como conseguiu manter o ANC atento como líder do DA.