Search Engine Optimization (SEO) soa intimidante para os recém-chegados, mas não se deixe enganar pelo nome. SEO é realmente muito simples, e é uma das maneiras mais fáceis de direcionar mais tráfego para o seu site, porque você está otimizando seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa como o Google e o Bing para encontrar e exibir em seus resultados de pesquisa.
Se você está apenas começando com SEO, aqui está uma explicação do que isso implica e como você pode começar imediatamente!
O Guia para Iniciantes para SEO [Search Engine Optimization]
O que é Search Engine Optimization (SEO)?
Search Engine Optimization refere-se a atividades projetadas para melhorar os rankings de pesquisa do seu site em uma variedade de mecanismos de pesquisa. Existem literalmente milhares de coisas que você pode fazer para melhorar seus rankings, mas você não tem tempo para tudo.
Você precisa de uma forte estratégia de SEO que se concentre em atividades de alto impacto – aquelas que causarão um impacto imediato na visibilidade do seu site.
Em outras palavras, você precisa de uma estratégia de SEO que seja realista e prática. Isso significa se concentrar em conceitos fundamentais, como pesquisa de palavras-chave e boas práticas de marketing de conteúdo, antes de passar para táticas mais avançadas, como link building e SEO técnico.
Por que o SEO é importante?
Existem milhares, se não milhões, de sites que estão oferecendo o mesmo conteúdo que você, e todos esses sites estão lutando uns contra os outros para se destacar nos mecanismos de pesquisa. É uma sorte que seu site esteja entre esses e a única maneira de se destacar entre essa enorme concorrência é implementando as técnicas de SEO certas.
O esforço que você implementa na otimização do seu site e conteúdo diz ao Google onde exatamente colocar seu site em sua lista. Esta é a principal razão pela qual você precisa trabalhar na otimização do seu site para uma melhor classificação.
Como funcionam os motores de busca
Os mecanismos de pesquisa funcionam digitalizando bilhões de páginas da Web usando rastreadores da Web que eles desenvolveram e treinaram para entender melhor as consultas de pesquisa. Esses rastreadores também são conhecidos como aranhas de mecanismos de pesquisa.
Exemplo: Quando um usuário pesquisa uma consulta específica, esses spiders examinam todo o conteúdo disponível na Web relacionado a essa consulta de pesquisa específica e os organizam em outro dos mais otimizados que carregam mais valores de acordo com esse algoritmo de mecanismo de pesquisa específico.
O processo parece ser longo na visão humana, mas essas aranhas fazem isso em segundos!
Essas mesmas aranhas também lidam com a indexação de sites para que conheçam cada parte e possam ler todo o conteúdo de uma página da Web em segundos. A imagem abaixo lhe dará mais conhecimento de como os mecanismos de pesquisa funcionam.
Como funciona o mecanismo de pesquisa
Agora que você sabe o que é SEO e como os mecanismos de pesquisa funcionam, acho que você está pronto para conhecer os tipos de SEO e como cada um deles pode afetar seu site.
Tipos de SEO (Search Engine Optimization)
Desde o início do artigo você tem ouvido a palavra "SEO", mas você provavelmente não está ciente dos diferentes tipos de SEO que temos. Já que você é um iniciante, deixe-me ser claro aqui! Existem principalmente 3 tipos de SEO que se juntam para ajudar seu site ou blog a ter uma classificação mais alta.
Os 3 tipos de SEO são principalmente;
- SEO On-Page – Isso lida com qualquer coisa em sua página da web, desde o design até o conteúdo.
- SEO Off-Page- Isso lida com quaisquer técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa que são feitas fora do seu site. Por exemplo, construindo backlinks e comercializando seu site.
- Técnico SEO- Qualquer estratégia técnica implementada para melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa de indexação e rastreamento.
Agora, vamos dar um mergulho mais profundo nesses três (3) tipos de SEO!
O que é SEO On-Page?
SEO on-page é qualquer coisa que você pode fazer positivamente para impactar positivamente a classificação do seu site, ajudando os mecanismos de pesquisa e os visitantes a entender melhor o seu conteúdo. O SEO on-page simplesmente lida com a criação de um ótimo conteúdo e a otimização de tudo dentro do seu site.
Entendendo o SEO On-Page
O primeiro passo para a otimização de mecanismos de pesquisa é entender exatamente o que é e como funciona. O SEO on-page se concentra em escrever conteúdo bem otimizado, mas existem outros elementos de um site que afetarão sua classificação nos mecanismos de pesquisa.
SEO on-page é um termo relativamente amplo que se refere a todos os elementos de SEO de um site. Isso inclui conteúdo, arquitetura do site e SEO técnico. Como ele engloba tantos elementos diferentes, otimizar seu site para SEO on-page leva tempo – você não apenas se senta e escreve conteúdo otimizado para o seu site e pronto!
Mas se você se comprometer a melhorar seu SEO on-page lenta mas seguramente ao longo do tempo, isso terá um enorme impacto em seus rankings. Um ótimo lugar para começar é a pesquisa de palavras-chave. Comece com pesquisas básicas relacionadas ao seu nicho ou setor e use ferramentas como o Google Trends, o Planejador de palavras-chave e o Planejador de palavras-chave do Google
Pesquisa e segmentação de palavras-chave
Todo SEO começa com a pesquisa. Comece estudando seu mercado-alvo, olhando para sites concorrentes e realizando uma análise de palavras-chave do seu setor. Existem muitas ferramentas on-line que podemajudá-lo na pesquisa de palavras-chave: do Wordtracker e da Ferramenta de Palavras-chave do Google ao Explorador de Palavras-chave gratuito do Moz Pro.
É demorado, mas necessário; Um bom SEO exige que você seja o mais específico possível sobre o que as pessoas estão procurando.
Não tenha medo do marketing de nicho, apenas tente não excluir muito do seu público; apontar para um meio termo feliz entre frases gerais e palavras-chave direcionadas. Depois de saber o que as pessoas estão procurando, é mais fácil planejar a melhor forma de apelar.
Agora que você sabe o que as pessoas estão procurando, é hora de planejar a melhor forma de apelar. Seu principal objetivo com a pesquisa de palavras-chave é o posicionamento – otimizando seu conteúdo e site com palavras-chave para que você se classifique bem nos mecanismos de pesquisa.
A classificação alta nos mecanismos de pesquisa dá à sua empresa credibilidade adicional, pois as pessoas naturalmente assumirão que, se o seu site aparecer no topo dos resultados do Google, ele deve ser um negócio respeitável. Não é necessariamente verdade; Se você gastar dinheiro suficiente em SEO, então não há garantia de que você vai classificar altamente em sites mais naturais.
Na verdade, muito SEO é realmente prejudicial; Os mecanismos de pesquisa como o Google querem que os usuários encontrem o que precisam de forma rápida e fácil, de modo que páginas longas e conteúdo excessivamente SEO podem ser rapidamente removidos de seus bancos de dados.
Marketing de conteúdo e otimização para mecanismos de pesquisa
Se você quiser que as pessoas encontrem seu site, você terá que jogar bola com os mecanismos de pesquisa. E o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de fazer isso. Ao criar blogs e conteúdo evergreen, mecanismos de pesquisa como o Google indexarão seu site e ele aparecerá em mais pesquisas orgânicas – o que significa que as pessoas o encontrarão quando pesquisarem termos relacionados ao seu setor ou nicho.
Quanto melhor otimizado for o seu site para os mecanismos de pesquisa, mais alto nas pesquisas você aparecerá... significando mais tráfego e, finalmente, mais vendas! Além disso, sites bem otimizados tendem a ter uma classificação mais alta em plataformas de mídia social como Twitter e Facebook também - portanto, se você otimizar tudo, haverá ainda mais lugares onde os visitantes podem encontrar seu site!
Ao criar conteúdo, sempre coloque seus usuários e mecanismos de pesquisa em mente, porque se o seu conteúdo é otimizado apenas para os mecanismos de pesquisa, mas com uma experiência de usuário ruim, há uma alta probabilidade de que o Google empurre seu site para baixo gradualmente.
O que é SEO Off-Page?
SEO off-page refere-sea qualquer ação que você tome fora do seu site para impactar positivamente a classificação do seu site. Isso pode serGuest posting, Listagem, Link building e Relações Públicas.
Táticas de SEO Off-Page
Depois de garantir que seu site seja construído para o sucesso do mecanismo de pesquisa, você pode voltar sua atenção para o SEO off-page.
Uma parte crucial do SEO off-page é garantir que outros sites estejam vinculando de volta ao seu (Backlinks). Se as pessoas querem uma maneira fácil de encontrar seu conteúdo, elas devem ser capazes de encontrá-lo em outros sites – e muitos deles, se possível.
Quanto mais links apontando para o seu site de sites respeitáveis, ou domínios com boas pontuações de PageRank, melhor: eles são como votos que dizem ao Google que o que você tem é de alta qualidade.
Nota: Realmente não importa onde esses links são colocados nessas páginas; apenas certifique-se de que há muitos deles e deve ser um site de qualidade também!
Falando em links, é uma boa ideia solicitar que os sites que fazem links de volta para você incluam suas palavras-chave. Pode parecer um pouco dissimulado, mas o Google sabe o que você está fazendo e não o penalizará por fazê-lo.
Ao incluir suas palavras-chave no texto âncora nesses links, ele informa ao Google quais termos específicos você deseja associar ao seu site quando as pessoas os pesquisarem. Contanto que eles não sejam completamente spam, esses links extras ricos em palavras-chave ajudarão a aumentar sua classificação de SEO e, esperançosamente, obter novo tráfego em troca!
O que são Backlinks?
Backlinks também conhecidos como links de entrada ou entrada são links de um site apontando para uma página específica em um site diferente.
o que são backlinks
Fonte da imagem: Backlinko.
Mecanismos de pesquisa como o Google consideram backlinks como "votos", o que significa que o site com votos mais altos (backlinks) consegue classificar mais alto. No entanto, isso não acontece em todos os casos, há alguns casos em que sites com pouco ou nenhum backlinks também superam sites com muitos backlinks e isso se resume à qualidade do conteúdo e à qualidade do link.
O que é Link Building?
Link building é a ação ou processo de aquisição de links de entrada ou entrada de qualidade de outro site para o seu site com o motivo de aumentar o seu ranking.
O link adquirido durante esse processo é o que chamamos debacklinks!
Como construir backlinks?
O link building pode parecer difícil no começo, mas com o devido esforço e pouco investimento, você perceberá que construir links não é um grande problema, mas confie em mim também não é fácil. A taxa de dificuldade ou facilidade dependerá totalmente do seu esforço.
Existem 3 estratégias principais de construção de links, a saber; White Hat, Gray Hat, e finalmente black hat. Um chapéu preto e um chapéu cinza podem parecer fáceis, mas se você está realmente determinado a dar ao seu site um bom perfil na internet e classificar por muito tempo, entãoum chapéubrancoé sua melhor opção.
Eu sei que você pode ser novo em todos esseschapéusde uma coisa, mas agora se preocupe! porque eu disponibilizeio Guia Completo Para Link Building: Como Obter Mais Backlinks E Por Que Eles Importam
Há muitas maneiras de construir backlinks, mas nesta seção, vou me concentrar nos 3 sistemas mais eficazes de construção de links sob a estratégia de construção de links White hat.
1. Guest Posting (Postagem de convidados)
Guest posting é o processo ou ato de escrever artigos para outras empresas ou blogs em seu nicho em troca de backlinks de qualidade.
No processo de escrever o artigo, é aconselhável informar ao proprietário do site que você estará colocando um link no artigo para apontar para o seu site.
Este link pode ser colocado no corpo do conteúdo ou na seção de conclusão, em qualquer lugar que você colocar este link, certifique-se de que a tag de link é Do-Follow e não no-follow.
Construir links com este método parece ser mais fácil, o único aspecto difícil é para você ser capaz de procurar um site de qualidade em seu nicho que aceita postagens de blog e enviar-lhes um e-mail uma vez que eles aprovam, então você está pronto para ir.
2. Link Building de Página de Recursos
Resource page link building é o sistema de construção de backlinks a partir de páginas da web que têm uma lista bem organizada de links apontando para outros sites.
Aqui está um exemplo típico abaixo.
exemplo de uma página de recurso
Esta é uma maneira eficaz de construir links sem muito investimento e tempo, de acordo com um pool criado pelo Search Engine Land, esta é a segunda maneira mais eficaz de construir backlinks.
construção de links de página de recursos
Fonte da imagem: Backlinko
3. Link Building Quebrado
Esta é outra maneira incrível de construir backlinks, mas é menos popular em comparação com o método de resto.
O método de link quebrado funciona de forma relativamente simples, tudo o que você faz é digitalizar através desse post específico que você está planejando obter um backlink ou de preferência digitalizar todo o site e tirar uma captura de tela de todos os links quebrados nesse site e criar um pequeno e-mail dizendo ao proprietário do site que você encontrou alguns links quebrados em seu site e que eles devem considerar substituí-los por seus links.
Esta é a simples estratégia é, mas você precisará de tempo para digitalizar melhor o site e visitar cada post manualmente para se certificar de que os links quebrados estão lá antes de solicitar ao proprietário do site para atualizar seu conteúdo.
Lembre-se: nem todo mundo vai aceitar e nem todo mundo com rejeição continua tentando até que você seja aceito.
Se você está administrando um negócio, o SEO pode ser uma ótima maneira de se colocar no mapa. O SEO coloca seu site na frente de pessoas que estão procurando ativamente o que você fornece. Por exemplo, se você possui uma empresa de HVAC e otimiza seu site para palavras-chave que as pessoas pesquisam quando querem um reparo de aquecimento, é provável que aqueles que pesquisam cheguem à sua página em vez de um de alguém que não seja especialista em sistemas HVAC.
As pessoas muitas vezes confiam nas empresas locais em detrimento das cadeias nacionais porque sentem que têm mais uma conexão com elas; O SEO pode garantir que seus clientes vejam essa conexão, classificando-se altamente entre os resultados da pesquisa.
SEO não é uma bala mágica, e não trará a você, clientes, que você não merece, mas pode ajudar sua empresa a se destacar das outras em seu campo. Ao otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa, você cria uma pegada digital que permite que as pessoas que estão procurando por sua empresa – quer saibam exatamente o que querem ou estejam apenas começando suas pesquisas – encontrem você.
SEO pode ajudar a colocar dinheiro de volta em seu negócio, convertendo os visitantes do site em clientes pagantes; Quando feito corretamente, o SEO é uma maneira econômica de direcionar o tráfego através de palavras-chave e pesquisas de cauda longa em particular.
Pensamento final sobre SEO
Se você está apenas começando, o SEO é uma ótima maneira de ajudar as pessoas a encontrar seu site. Mas não é fácil, e não é rápido. Espere passar meses – talvez até anos – antes de começar a ver grandes melhorias em seu tráfego e rankings.
Como há tantas partes móveis, isso também significa que quaisquer problemas podem criar grandes problemas no futuro; uma mudança em um de seus algoritmos pode cortar o tráfego de um país inteiro sem que você perceba no início.